SandroSilva - Portfólio

Art Director, Front-end Developer and SEO Specialist.
SC Internacional and ECNH fan.
working at peopleway.com.br
São Paulo
Recent Tweets @sandrilho

Saudações, senhores e senhoras.

Estive no Flash Camp Brasil e acompanhei a palestra  "Conheça as App Stores disponíveis no mercado", tendo como palestrante Victor Yves (Sócio-fundador & Diretor de criação da VG Web), a palestra foi muito aproveitável, mas melhor ainda foi a discussão pós palestra que me chamou muito a atenção. O caso levantado é que muitas empresas estão investindo pesadamente no desenvolvimento de aplicativos para venda nas lojas de aplicativos e não estão tendo retorno deste investimento devida a má colocação dos aplicativos na lista de apresentação das lojas. O que vale para estes aplicativos, também vale para games.

Vale lembrar que o posicionamento do aplicativo na lista é condicionado com a venda do mesmo. Por exemplo, se você vender 10 app, poderá auemntar 100 posições em sua categoria específica. Porém isto não será sempre o mesmo caso, pois todas as app store podem mudar seu algoritomo de classificação com frequência.

Lógicamente para ter sucesso nas vendas, além de ter a necessidade de ser um aplicativo atraente e realmente necessário, é preciso que ele seja encontrado com mais facilidade. E para melhorar esta procura poderemos aplicar algumas técnicas de SEO offpage, que podem trazer bom resultados, junto com algumas estratégias de mídias sociais e marketing. Porém como todo trabalho em SEO, deve ser bem planejado e o mesmo deve ser planejado paralelamente ao desenvolvimento do aplicativo e aplicado um pouco antes do lançamento do aplicativo.

Vamos a elas!

Divulgar no Twitter e no Facebook

Naturalmente você precisa divulgar seu aplicativo nas redes sociais. Não despreze nenhuma rede social, mas dê mais atenção ao Twitter e ao Facebook. Faça campanhas no Twitter, sorteios, que gerem RT, Mentions e lógicamente links. Se necessário, compre twittes de pessoas que influenciem outras ou que tenham muitos seguidores qualificados para seu tipo de aplicativo. Desenvolva uma FanPage no Facebook para divulgação de seu aplicativo e faça alguma promoção ou sorteio para aqueles que curtiram. Usuários que te seguem no Twitter ou que curtem sua FanPage no Facebook são altamente qualificados, pois, diferente do email marketing, sempre visualizarão o que você tem a dizer ou a indicar.

Desenvolver um site ou hotsite para o app

A criação de um site ou hotsite é muito importante para a divulgação de seu aplicativo. Nele você também poderá aplicar técnicas de SEO onpage para alavancar a procura junto ao Google e demais sites de buscas. Assim você poderá somar à publicidade direta no aplicativo.

Links Patrocinados

Você pode contar com a ajuda de links patrocinados do Google e do Yahoo e direcionar estes links para a landing page, que será seu hotsite ou site criado pelo aplicativo. Aqui você tem a necessidade de investir dinheiro e precisa pesar o retorno disso no planejamento.

Utilização de beta testers

Você pode distribuir seu aplicativo em versão beta para ser testado por pessoas de uma comunidade específica. Você pode entrar em contato direto com elas. Naturalmente tais futuros usuários se sentirão importantes por participarem de testes. Gerarão opiniões e podem até melhorar o produto final. Se o aplicativo for bom, com certeza poderão adquirir a versão final e fazer a propaganda boca-à-boca por você para outras pessoas.

Distribuição de descontos promocionais

usualmente você poderá usar um desconto especial para um público que já seja fiel ou então um desconto por tento limitado também para o público fiel e para aqueles que você quer conquistar.

Apresentação para sites de reviews

Faça barulho! Envie seu aplicativo para sites que fazem reviews e avaliações de aplicativos. Isso gerará opiniões e links para seu aplicativo nas lojas de aplicativos, quanto maior o site de reviews que você conseguir isto, melhor. Se você não conseguir que seu aplicativo tenha uma review oficial, você poderá tentar fazer uma review nos comentários, que naturalmente poderá ser em uma review de um aplicativo concorrente. Deixe o link do seu aplicativo que está na loja de aplicativos para venda.

Bloogar em vários sites

Da mesma forma que você indica seu produto para sites de reviews você precisa indicar o aplicativo para Blogs, que geralmente, são mais acessiveis e como há muitos seguidores fiéis o retorno poderá ser muito bom. Use também os comentários para indicar seu produto.

Noticiar colunistas por blogs ou contato por email

Além de noticiar em sites e blogs, você também poderá contar com a mídia escrita offline, que pode ser até em jornal locais, que também tem seus respectivos blogs e sites. Geralmente todos eles tem algum consultor de tecnologia que consequentemente gerará opiniões nas mais diversas classes.

Video YouTube

Coloque videos no YouTube de seu produto apontando todas as aplicações que ele tem. Mostre ele funcioanando direto na plataforma destinada, sendo esta Android, iPhone, BlackBerry ou outras. Isto dará uma visualização ao usuário de como o aplicativo funciona, o que dará mais confiança e estímulo evidentemente para a compra.

Email marketing

Mesmo já a um passo do desuso (na minha opinião), atualmente ele poderá ser importante para pessoas que não se utilizam muito de mídias sociais. Siga a risca a regulamentação para que seu email não seja bloqueado por aplicações anti-spam e seja rigoroso para que eles sigam a boa ética do envio de email marketing.

Banner e mídias em grandes portais

Você poderá adquirir espaços em portais através de banners e espaços comprados, que tem visualização de muitos usuários. Porém, assim como a compra de anúncios patrocinados, é importante ver o custo benefício de tal ação de marketing.

Versão de demonstração

Você poderá também fazer uma versão de demonstração/trial com limitações que possa ser free. Assim você pode alcançar um público específico e que você não alcançaria tendo somente a versão paga.
Como você pode notar são muitos os meios para você melhorar a procura de seu produtos nas lojas de aplicativos. Alguns são necessários investimentos, outros necessitam de mais trabalho.

Pense que se você não utilizar nenhum destes meios, aqueles os que usam, ou seja, sua concorrência, estarão na sua frente. Use o mais que você puder!
Abraços
Sandro Silva
Desenvolvedor Flash e Especialista em SEO (combinação explosiva)
para mais siga @sandrilho.

  1. sandrosilva publicou esta postagem